sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

HOPENHAGEN - É BOM QUE HAJA

Está aí à porta a Cimeira do Clima de Copenhaga. Será claramente a celebração institucional mais importante deste pequeno país escandinavo desde que foram convidados para participar no Campeonato Europeu de 1992 e ganharam (desde quando é que um convidado vai a casa das outras pessoas para lhes roubar os bens materiais? Acho indecente!..). Senhores muito importantes dos mais importantes países do Mundo vão tentar soltar boas patacoadas para conseguir poluir mais um bocadinho sem parecer muito mal. A China e os EUA, de longe os mais poluidores, vão para nada. Obama no seu processo interruptível (ou pensam que é só o Vasco Pulido Valente que pode inventar termos novos e belos?) de espalho de charme é provável que o que proponha é qualquer coisa do género: "Vá senhores, vamos poluir mais só até 2020. 2018, pode ser? Vou falar novamente com o congresso e depois na próxima cimeira logo vemos, tá bom? Diz que à lá um engenheiro que percebe de disto." E os outros dizem "Mas, mas..." Ao que Obama remata "Shut Up, Yes We Can". Espero tanto estar enganado.
Não pensem com isto, caros amigos, que eu sou um ambientalista alarmista compulsivo que não flatula fluentemente com medo de sentir um bocado de mais calor na atmosfera. Muito pelo contrário. Eu sou um perfeito palerma (é assim que me acham os ambientalistas, mais coisa menos coisa) que acha que este processo de Aquecimento Global algo normalíssimo que acontece e desacontece mais rápido do que as pessoas imaginam. Há 20.000 anos o gelo cobria praticamente todo o Hemisfério até à latitude de aproximadamente 40º, ou seja, Portugal incluído. E derreteu rapidamente. Tão rápido que se extinguiram espécies como Mamutes e Tigres de Sabre, espécies muito bem adaptadas. E, obviamente não foi o Homem, ou seja, é um processo natural de equilíbrio planetário. Tão somente isto. São processos cíclicos e que se repetem ao longo da História da Terra frequentemente. Aliás, pasmem ao saber que nos dias de hoje, a temperatura planetária está bastante abaixo do que é, ou melhor, do que foi a temperatura média do ar ao longo do tempo e isso está bem marcado no registo geológico. Chamam-se marcadores PaleoClimáticos: rochas sedimentares e fosseis de ambientes quentes estão espalhados por todo o lado. Até nos pólos. Com tudo isto quero dizer que o Clima pode estar a ser influenciado pelos nossos actos, mas de uma forma que apenas complementa o normal funcionamento do Sistema Terra.
Então porque estou eu a defender a Cimeira de Copenhaga de forma tão contundente? Boa pergunta! Muito simplesmente por uma razão: Mudança de Atitude!
Isso é que é urgente mudar. O pobre Mundo Humano não pode esperar mais por falta de vontade política para garantir às gerações vindouras um Mundo melhor, e neste caso específico no que às condições ambientais diz respeito. Atenção, não às condições Climatéricas, mas sim Ambientais. E tudo isto porque é uma pura e simples questão de Respeito. Não quero os filhos dos meus primos que aí vêm, e espero que eu também os faça para lhes fazerem companhia, andem a Chafurdar na Imundísse que nós lhes deixá-mos. Quero mesmo que eles possam respirar muito melhor do que eu respiro, independentemente de estar mais frio ou mais calor.
E eu sei perfeitamente que estas mudanças podem começar por Copenhaga dentro de 3 dias. Basta para isso uma coisa: Vontade Política!
Senhor Obama, se ler Português e passar por manifesta infelicidade por este sítio, peço-lhe: CHANGE, YES YOU CAN.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

A QUEDA DO MURO... DO TI ALFREDO.

Era uma vez o ti Alfredo. O ti Alfredo era um simpático aldeão feliz com a sua singela vida. Tinha uma mulher que levava à missa aos domingos e ao hospital segunda-feira se o Benfica não ganhasse nesse dia, duas filhas muito cultas que seriam as melhores alunas da turma do 12º se por acaso tivessem hipótese de ter continuado a 4ª classe, um rafeiro-companheiro, um belo rebanhinho de ovelhas lindas que davam leite no Verão, lã no Inverno e carninha o ano inteiro e uma linda casa quadrada com vista para o monte e para o rio. Era aí que via passar os dias.
O ti Alfredo não tinha muito, nem tinha pouco. Tinha o que tinha e para ele chegava e nem sequer se ralava por ter mais nem menos. Vivia! Vivia como queria.
Até ao dia em que...
O senhor das estradas quis fazer um viaduto por trás da casa do Ti Alfredo. O senhor da rede elétrica quis pôr um belo poste de ferro ao lado da casa do Ti Alfredo e o Sr da Imobiliária adorava construir uma grande casa mesmo em frente à casa do Ti Alfredo. O Ti Alfredo viu as escavadoras a começar a trabalhar e ele não sabia sequer do que se tratava. Pelos vistos algum Sr-influente-que-assina-documentos-importantes tinha decidido por todos, até pelo Ti Alfredo.
Como o Ti Alfredo estavam igualmente descontentes as pessoas da sua aldeia, da sua região, do seu país, talvez do seu Mundo. Porquê? Porque todos tiveram os mesmos problemas. E todos estavam descontentes com os Muros que se iam erguendo à sua volta, que lhes tiravam a vista para o mundo e sobretudo, que ninguém soubera como vieram ali parar, nem tiveram tampouco culpa de tal. E as pessoas começam a ficar fartas disso. Quando as pessoas querem alguma coisa e se juntam para tal, não há volta a dar. Não há barra de ouro de tamanho algum que tire a vontade de falar de alguém que precisa de falar.
O Ti Alfredo até pode não ter conseguido derrubar a torre de ferro do senhor da rede eléctrica ou o viaduto do sr das estradas. Mas eles agora sabem que as pessoas já derrubaram muitos muros, e que se os quiserem erguer novamente, novamente eles cairão.
E as pessoas irão ajudar o Ti Alfredo. Deêm-lhes tempo... E marretas... Nunca uma chaimite pode vencer uma rebelião de marretas e paralelos, se o motivo que as move é a nobreza da Liberdade.
...há muito que não era criada uma história tão parola de índole esquerdista, mas hoje a minha alma centralona permitiu-me a delicadeza...

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Inflexão Histórica do Tempo Presente

Pois é caros tolos que perdem tempo a ler esta rábula demente e ociosa, já não escrevia aqui há tanto tempo que tendo em atenção a descrição do estado das coisas deste país, parece que mudámos de era temporal. Aquilo com que se descreve o presente parece algo inatingível. Senão vejamos:
- Eu estou a gozar do descanso de um bonito feriado que comemora os 99 anos d'A Proclamação da República Portuguesa e, em vez de estar a jogar qualquer jogo interactivo ou a (des)cultivar-me a ver TV, estive a estudar Foraminíferos Mesozoicos até agora, só parando para escrever estas bajulices com títulos absolutamente extraordinários;
- A minha namorada anda às compras para tentar ficar mais sexy ainda, o que claramente vai dar em simples gasto de monetário pois está a tentar fazer algo que já não vejo onde consiga melhorar. A perfeição não se melhora.
- O Braga é líder isolado da Liga Sagres-Bohemia-Fresquinha-Por-Favor, e o FCP está em 3º, a 5 pontos;

- daqui a pouco vou ver o SLGlorioso e, pasme-se, parece que andam a jogar bem à Bola. Diz-se por aí... Não sei de nada... Segundo alguns entendidos do Futebol Leonino e Portuenho, diz-se que o Benfica arranjou para lá uns jogadorecos, uns tais de Saviolas, Garcias, Ramires e afins. Uns velhos e que vêm acabar a carreira à Luz e outros novos e inexperientes que custaram fortunas de dinheiro sem se saber se jogam mal ou muito mal, e um treinador que não sabe falar em português, só Reboleirense. Enfim, não se consegue perceber este critério dos dirigentes benfiquistas para por uma equipa a jogar realmente bem à bola, a dar receitas de bilheteiras, merchandising e principalmente interesses publicitários e de investimento ao Clube e muito importante também aos desgraçados Clubes que suspiram todos os anos pelo dia do jogo do Benfica na sua própria casa para poderem pagar umas contas.

- Socras, Socratas, Socas, Socrátes, o que quiserem, continua primeiro-ministro... Será possível? Parece que é... De qualquer modo, acho que isto agora vai ser muito mais giro do que os últimos 4 anos. Estão a imaginar o simpatiquíssimo Sr quase-Engenheiro a dizer: "Oh doutora Manuela, mas é claro que aceitamos a sua proposta de Orçamento de Estado, aliás que ideia maravilhosa a da Senhora Doutora. Como é que nunca me lembrei disto antes, gastar só o que podemos gastar! Realmente, que cabeça a minha". Ou então: "Como disse Sr Portas? Acabar com o modelo hediondo de avaliação de professores. Concerteza pois então... Adoro dialogar e negociar consigo. Consigo e com aquela Exma Sra Deputada do PEV... Ai... como é que ela se chama?".

- O ex-Euro-Deputado, ex-secretário de estado, ex-presidente de Câmara da Figueira da Foz, ex-presidente de Câmara de Lisboa, ex-Primeiro-Ministro-por-empréstimo, ex-Braço Direito da maior personalidade política do País o Exmo Doutor Francisco Sá Carneiro, está a candidatar-se novamente à Câmara de Lisboa e parece que não vai ganhar. Os Lisboetas é que sabem... Eu não sou Alfacinha, mas vou estar nesta cidade maravilhosa nos próximos anos. Conheço as propostas dos dois lados da barricada. Gostava muito de viver cada vez melhor em Lisboa. Espero que esteja enganado em relação à possível vitória do candidato do Governo.
Pois é amigos. É este o estado das coisas. Blélia, tens a certeza que queres voltar para cá? Olha que ouvi dizer que nos States a gasolina é mais barata.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

PRIORIDADES PS



Tipo, Xamome Jozé Xócratex e kero fazer saber ao ppl k, tipo, eu e os meus Bros de Saint Bent's keremos k vocês aprendam a kurtir a life da maneira k kuiserem, Ya?! Eskessam saber falar Tuga. Bacano é falar Britix pó ppl do FaceBook e prás xtatísticas de Brusselx (terra das Couvex Xtranhax pekninas, eheheh, LoL, ;)
Prop's!
Talvez um dia percebam o que é realmente importante. Quanto a mim, só espero que não seja tarde demais...

quinta-feira, 30 de julho de 2009

SER BENFIQUISTA...

... é ter na alma, o chama imensa...
Já lá dizia o saudoso Luís Piçarra. E é ter na alma muito mais que isso.
É ter a Glória da sua História, a Emoção da sua mística, o Calor dos seus muitos milhões de adeptos e sobretudo a tremenda sensação de injustiça de não ganhar tudo, todos os troféus, todos os anos, sempre. Ou será azia? Não! É claramente injustiça!
Muitas pessoas se têm debruçado sobre este tema, debruçamento esse que ocorre devido às dúzias de minis já ingeridas e à hora avançada da noite, e as conclusões são surpreendentes. Ao que parece o Glorioso Benfica ganhou apenas 4 campeonatos nacionais, 4 taças de Portugal, 2 Super Taças e umas taças da amizade (muito importantes, refira-se) nos últimos 20 anos porque, e passo a citar, "A estrutura técnico-administrativa se vem desmoronando, destruindo todo o projecto económico Benfiquista bem como o seu sucesso desportivo". Refuto inequivocamente esta ideia. E rufutá-la-ei com muito mais força e directamente nos dentes se alguém a afirmar à minha frente. Uma coisa importantíssima a saber sobre a Nação Gloriosa: Só, Apenas e Unicamente Nós, Benfiquistas, podemos falar mal do nosso clube. Qualquer outro insignificante ser de qualquer outro pequeno clube regional que se atreva. Ai deles... E a explicação para isso é simples: é muito provável que tenham razão. E o nosso Glorioso Orgulho não vos permite terem razão.
Na minha opinião o problema do Glorioso Benfica nos últimos anos tem sido essencialmente um problema (se é que, vindo da Gloriosa Instituição Benfica se pode chamar a isto um problema) de recursos humanos, falhas de casting e um enorme sentido humano e de solidariedade social. Senão vejamos alguns (tristes) exemplos: King, Jordão, Paredão, Martin Pringle, Paulo Nunes, Taument, Carlos Bossio, Jorge Cadete, MICHEL THOMAS (para mim, expoente máximo de toda esta massa humana), Steve Harkness, Gary Charles, Rojas, Escalona, Tote, Uribe, Chano, Okunowo, Machairidis, Quim Berto, PESARESI, Zach Thornton, Delibasic, Paulo Almeida, Everson, Manduca, Laurent Robert (grande golo ao FCP mano!), Beto, Sepsi, Bynia...
Desculpem o entusiasmo a ditar todos estes Gloriosos nomes, mas o Benfica é assim. Emociona-me, faz-me acreditar, altera os meus elementos cognitivos. E como diria o Poeta/Actor/Comediante/Lenhador-de-horas-vagas Vítor Espadinha:
Sim eu sei que tudo são recordações
Sim eu sei é triste viver de ilusões
Mas tu foste a mais linda história de amor
Que um dia me aconteceu
e recordar é viver
Só tu e eu... (e mais os vários Milhões de Gloriosos Benfiquistas).

P.S. - A História só existe para não ser repetida.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Manuel Pinho - O Novo Ídolo

Manuel António Gomes de Almeida de Pinho tornou-se o meu mais recente caso de admiração política, se bem que estes casos sejam muito raros desde El Rei Dom Dinis, O Lavrador. O seu bovino gesto teve em mim um efeito tal que me fez renascer a esperança na Assembleia da República e nos seus funcionários, esse local estéril de boas intensões e inóspito para a opinão pública mas que não deixa de ser a principal praça da nossa democracia.
Nascido no dia XXVIII do mês de Outubro do ano da graça de MCMLIV, Manuel Pinho desde cedo mostrou grande vocação académica, precusro que culminou com o Doutoramento em Economia por uma Universidade Parisiense. Invejável também a sua carreira profissional. Foi Professor Universitário no ISEG da Madragoa, economista na sede do FMI em Washington (lá deve ser Madragon Boulevard) e Administrador do Grupo Espírito Santo principalmente no que à banca diz respeito. Fez também parte do conselho de administração do Banco Central Europeu.
Pois bem... Depois de percurso respeitável pelo sector privado, apeteceu a este senhor ser Funcionário Público. Nada contra. Continuo eu próprio a pedir muito nas minhas preces uma cadeira confortável num qualquer gabinete camarário. Mas pergunto-me eu, "Manel era mesmo estritamente necessário ir trabalhar directamente com o Sr Engenheiro-Desenhador? Ias para o Banco de Portugal, ou para os Impostos, ganhavas mais e preocupavas-te menos...". Mas não, foi para Ministro e eu fartei-me de falar mal do senhor, como de todos os outros, excepto o do MNE que no fundo só precisa de saber línguas (Inês, foi uma dica). Até nem se portou terrívelmente mal, mas como sou doutra Religião tenho de tratar os Infiéis todos mais ou menos da mesma forma.
Mas, eis que de um momento para o outro, tudo muda, e tudo volta a fazer sentido num Homem que nos deu tanto (também tirou, talvez mais ainda). Bastou um debate do estado da nação para eu fazer dele, desde ali, um Ídolo para o futuro, a imitar como quem imita o Cristiano Ronaldo a dar toques na bola ou a correr atrás de saias pequeninas.
Senão vejamos, três razões para o meu ponto de vista.
1º - e óbvia razão, saíu do Governo Cor-de-Rosinha-Fofa. Sair do convívio do Sr Engenheiro-Desenhador (se é que ele sabe o que convívio é...) é sempre de salutar. De volta à Liberdade que tantas dores de cabeça nos custou e tantas musicas do Zeca Afonso nos fez ouvir.
2º - O gesto foi dirigido à Bancada "Vermelha" (perdoa-me Maria Inês, e os restantes amigos camaradas, gosto muito de vocês).
3º - e mais importante, Manuel Pinho mostrou ali que não gosta de fandango nem de tango nem de samba nem de pimba. Pinho é, isso sim, um grande Fã, tal como eu, dos "Monstros Sagrados do Rock": AC-DC.




Se porventura Manuel não tivesse a grande admiração que todos nós temos por Angus Young, então para quê aquela parelha de indicadores esticados no topo da cabeça direcionados para Bernardino Soares, a cantarolar "You're on the Highway to Hell", quando claramente poederia ter simplesmente elevado a mão direita, esticar o dedo central e recolher todos os outros? Não. Fez-se questão de determinar imediatamente ali, com aquele gesto, o destino imediato dos dois intervinientes da situação. Bernardino Soares para o Inferno, Manuel Pinho para a CGD! Ou para a Galp. Ou para a EDP. Ou para qualquer outra entidade público-semi-privada de Portugal. Incrivel, não é?!
Isto revela muito da identidade deste individuo, que para todos os efeitos ganhou elevação e notoriedade pública. Melhor ou pior, não interessa. Força Pinho!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Manipulação Estatística - Uma introdução...

Manipular: Preparar com as mãos; preverter; manobrar.

Estatística: Simplificadamente é a frequência da ocorrência de determinados eventos.


Ora vamos lá a ver se me consigo fazer entender (ainda estou sóbrio)... Estamos na Europa. A Europa é gerida em grande parte por uma organização que começou por defender os interesses da industria metalurgica e do carvão. Na altura eram só 6 estados que se estavam a defecar para os outros e que agora é presidida por José Manuel Durão Barroso e somos já 27 (só para terem uma ideia do que Deus Nosso Senhor é capaz). Entretanto foram crescendo porque havia no inicio alguns outros países poderosos que queriam defender certas coisas e entraram e depois começou a parecer mal não deixar entrar os amiguinhos pequenitos pois estes não conseguiam ir fazer chichi sozinhos.

Agora isto de estar na "Europa a muitos" começa a ser complicado de gerir. 1º: o dinheiro que todos nós lá colocamos tem de ser redistribuido e tem de se definir essa redistribuição de alguma forma. 2º: há mais alguns países que querem vir brincar connosco para Bruxelas e agora começam a ser muitos e tem de haver mais umas fórmulas de, ou aceitá-los, ou aceitá-los substituindo outros.. E isto é muito muito engraçado.

E então como é que hoje em dia se faz esta seleção natural de sobrevivência? Não é tanto pela convenção de Darwin pois de natural tudo isto tem muito pouco mas mais pelo método de Lamarck, ou seja, sobrevive aquele que estiver mais apto para isso. Ou melhor ainda, que estiver mais apto para mostrar que pode sobreviver e sobretudo crescer. E como é que se mostra essa aptidão? Magnificientemente através de Histogramas e Gráficos de Barras!

Cada senhor engravatado de cada país pega numa mochila com alguns cadernos ou simplesmente folhas soltas carregadinhas estatísticas, dados e contra-dados e vai alvitrar com os outros: "oh senhor deputado, não senhor, nós é que estamos melhor no que há co-habitação de batata vermelha/batata doce diz respeito", "isso diz o senhor porque claramente não está familiarizado com o crescimento sustentado da população de caracoleta ocidental no nosso país." e por aí fora... Mas mesmo assim, não é facil sobrviver nesta corda bamba dos fundos comunitarios e então o que é que se começou a fazer? Finalmente: Manipulação Estatística!

E aqui, meus caros amigos/leitores/ociosos, estamos num país onde isto se faz estrondosamente bem portanto não há que preocupar que temos dinheiro para mais umas auto-estradas, uns caminhos de ferro e umas centenas de milhar de Feiras de Gastronomia e Artesanato promovidas pelo autarca que certamente irá eleger nas próximas eleições.

Exemplo? Qualificação e Emprego. Qual país desqualificado qual caroço. O nosso Exmo Primeiro e muitos dos seus segundos mantêm a promeça de 1Milhão de qualificações ao nivel do 9º e 12ºano no Programa Novas Oportunidades. Passamos em dois ou três anos de uns meros 45% de população activa com mais de 9º ano para perto de 70% no fim deste programa. Que se ajude as pessoas a adquirir conhecimento, nada contra, muito pelo contrário, agora parece-me a mim que uma dúzia de aulas por semana, dadas por professores/formadores (que para mim têm o CAP há 15 dias) durante 6 meses não chega para adquirir o conhecimento para passar numa prova de conhecimentos que dê equivalência ao 9º ou ao 12º ano. Quer dizer, da maneira que estão os exames agora se calhar até sobrava esse conhecimento (esta é outra, já lá vamos). Não é assim, acho eu, que se qualifica. Isso demora muito tempo... Qualificado é o varredor de rua Sueco que é estatisticamente provável ser licenciado e sabe perfeitamente porque é que não é preciso TGV's nos países nórdicos.

Exames nacionais. Na disciplina de Matemática, ai Jesus a matemática, a média final dos exames nacionais de 12º ano subiu, em 4 anos, de 6,9 para 12,5 valores. Não é fantástico? Conseguimos em 4 anos melhorar todo um sistema de ensino, formar os professores para o que realmente é necessário para ensinar entusiasticamente trigonometria e sobretudo dobrámos(!) a capacidade de um aluno aprender esta disciplina! Que acham? Eu acho brilhante. E não preciso dizer o porquê da subida para o dobro dos resultados nos exames e ai de algum membro do governo que venha dizer que foi pelo rigor exercido pelo Ministério da Educação e pelo investimento em mini computadores para mini alunos por mini preços.

E poderiamos falar aqui de números até de manhã, mas as minhas deduções lógicas e silogismos de ideias vão-se esgotar rapidamente. É que eu só tirei 11 a matemática e já estou abaixo da média nacional. Sou portanto da classe ignóbil e provavelmente o avô de alguém terá em breve mais qualificações que eu - se é que não tem já. Depois disso falarei então do Benfica e dos pontos perdidos em casa que são uma tragédia para que quer ser campeão, mas mesmo esses números são provavelmente manipulados estatísticamente. Mas isso sou só eu a dizer...

agradecimento a: José Sócrates, pela ajuda estatística na preparação deste ensaio.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Ao Dia de Portugal


O INFANTE

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,

E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo.

Quem te sagrou criou-te português.

Do mar e nós em ti nos deu sinal.
Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal!

Fernando Pessoa, A Mensagem

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Quem Ganhou Afinal?



Após a Ressaca das Eleições Europeias fica a pergunta, quem ganhou afinal? Vamos pensar um pouco sobre isto... Pronto já está, até à próxima!
(ohh, fica, fica, fica,... ouve-se ao fundo, vindo da escuridão, onde o piaçaba nunca chegará!)
Prontos, tá bem...
Quem ganhou? Boa pergunta... Terá sido o PPD-PSD? Hum.. Numa primeira análise puramente analítica sim, mas se formos a ver bem não me parece motivo para grande alarido (a não ser da JSD que para a farra até podiam ficar atrás da Carmelinda). É verdade que foram 5 pontos de diferença para o PS mas isto nada significa a nível interno uma vez que o sentido de voto não foi directamente para eleição de poderes Legislativos mas sim para a constituição de uma Comissão Europeia. Quando for O Momento, quero ver se há bolsa escrótica para mostrar os tais Cartões ao Governo. E mais, por muito que me custe, pois estou a contra-dizer aquilo que afirmava até à pouco tempo, o PSD mandou embora provavelmente a sua melhor arma política actualmente. Paulo Rangel aparece sem niguém saber de onde, sem currículo político embora com percurso académico muito acima da média, e ganha umas eleições ao Sr engenheiro. Parabéns! Mande fotos de Bruxelas e se possível alguns cheques visados!
Então foi o PS! LoL, estou a brincar...
BE? Caso crítico neste momento. Fazem valer duas ou três pessoas com um certo e determinado carisma, inteligência, bom poder argumentativo, e pack's promoção Couves Roxas+Mortalhas só até 5ª Feira no Pingo Doce para descontrolar o sentido de voto a uma nesga da população. Serão opções válidas de Governo? Acho que nem 10% dos mais de 380mil que votaram neles acredita que sim.
PCP-PEV? Infelizmente já não conseguem fazer chegar a sua mensagem. A dona Ilda até foi dos candidatos que mais ouvi a dizer a palavra Europa (3 vezes! ou terão sido 2...) mas já cansa um bocado a cantiga do proletariado. Atenção, Não pensem que estou a descredibilizar o partido. Aliás, embora eu nada tenha a ver com essa corrente, é provavelmente a massa apoiante política mais fiel às suas convicções e, com uma taxa de Abstenção tão elevada, foi talvez o partido que mais lucrou com isso.
CDS? Também despachou o seu melhor representante e parece-me que vai ser cada vez menos representado políticamente, embora tenha que reconhecer que foi o resultado que mais me espantou relativamente às prespectivas iniciais.
E finalmente perdemos todos quando, de cerca de 8Milhões de Eleitores, 5Milhões se esquecem de que a Democracia é algo que se faz nas Urnas.
Então em que é que ficamos? Bem, basta falar mal de toda a gente e assim pareço minimamente capaz de ter uma opinião politica extremamente interessante, principalmente se esta conversa for feita no Snack Bar ideal do Bairro da Madragoa. Mas como não é o caso eu vou-vos dizer quem é que ganhou realmente com estas eleições. Estão preparados?
FUI EU!!! TOOMAA!!! É GOLO É GOLO É GOLO, GOOOLO! E porquê? É simples:



O que eu aguardei por este momento... Adorovos 39% de eleitores de Portugal!!!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Velhos? Velho estou eu...



Os comentários mais ouvidos entre nós, os que esperávamos O Concerto pelo qual dispusemos a módica quantia de seis notas cor-de-rosa, a aturar o barulho nauseabundo dos Vicious 5, toda a gala de Mundo Cão e a beber umas Sagres chocas, era de dúvidas acerca da condição física da banda em geral e sobretudo da capacidade de virtuosismo do Sr. Angus (daqui para a frente cada vez que digo este nome faço vénias compulsivamente), pois havia quem dissesse que com 54 anos a artrite reumatóide nos artelhos dos dedos já começava a actuar.



Nós? quem? Novos, Velhos. Homens sozinhos, Mulheres sozinhas, Famílias inteiras. Metaleiros, Betos. Portugueses, Espanhóis, Britânicos, Alemães... Engravatados, e um arrumador (não estou a gozar)!



Eis senão quando, pouco depois das 21.30h, e após uma entrada que ainda hoje me arrepio, as dúvidas são dissipadas. No fim da primeira música o Sr Angus (novas vénias seguidas de torcicolo) já deitava mais água pelos poros do que saía cervejas das bicas da Sagres. Na segunda musica já tinha saltado o chapéu, e a restante roupa foi saindo ao longo do Espectáculo, solos inacreditáveis, alguns de 15! minutos...



Foi Indescritível!



Eu nem era um enorme fã da Banda. Gostava (bastante, faça-se notar) e comprei o bilhete por achar que era uma oportunidade única de ver uma das maiores bandas de Sempre. Mas não há hipótese... Tenho de me render... Palco de 70x40 metros, 150 colunas de cada lado, uma locomotiva de tamanho quase real, um boneca insuflável montada na locomotiva (!!!), milhares de luzes e afins... E isto era o palco. Angus Young (já descrito, embora conseguisse falar mais duas páginas sobre ele enquanto, obviamente, fazia mais vénias. Brian Jonhson, sempre a cantar a sorrir a puxar pelo público a correr, sem nunca conseguir perder um carisma que me ipressionou (quantos conhecem assim? Estiveram lá dois antes que nem lhes cabia um pau no cú de tão empertigados que estavam). Malcolm Young, Cliff Williams e Phil Rudd, não falham um acorde nem um acompanhamente aos dois líderes.






Duas horas disto, e muito mais... Foi, sem dúvida alguma, o Melhor Concerto que vi até hoje! (que me desculpem os companheiros de Rage Agains the Machine, Alive08 que foi brutalmente destronado da liderança) E os padrões estão elevadinhos para que quiser passar à frente.




Por tudo isto, senhores da promotora do evento, amanhã passo aí pela sede e levo o resto do dinheiro do bilhete, está bem? Quanto falta?

segunda-feira, 1 de junho de 2009

BLOGA-MOS


Os Blogues.


Era uma vez uma pessoa muito feia. Na cara tinha duas borbulhas, quatro pontos negros, cerúmen e uns óculos redondinhos. Cheirava a pizza bacana, tinha Pé de Atleta e Mão de Masturbeta.

Dirá quem me conhece que provavelmente me estou a auto-descrever mas claramente não me conhecem bem pois o pé de atleta já está curado.

Este senhor acima descrito foi o criador do incrível mundo da blogosfera. Vamos agora dissertar um pouco sobre se este senhor deve viver, ser respeitado e ter pelo menos dois amigos não virtuais, ou se por outro lado deve começar a ser ignorado para sempre (continuar aliás...).


Sem dúvida que esta adesão em massa ao mundo da comunicação virtual em formato de post script trousse à tona mais uma vez (como se não bastasse nos formatos anteriores do tipo Hi5 e afins) a falta de assunto, de ideias e matéria de discurso de 80% dos utilizadores (e eu claramente não estou nos restantes 20%). Vejam o Blog do Vital Moreira e saberão do que estou a falar.

Mas há que respeitar, não é? Dizem que sim. Há a questão do direito de opinião que é inabalável na inigualável condição de Liberdade em que vivemos. Mas como diria certo Irlandês em determinado dia: "A Liberdade significa responsabilidade e é por isso que a maioria a ignora." E por isso, e por tudo o que se pode fazer por dar o valor às palavras, sem que a minha liberdade de escrita domine a liberdade de caminhar de ninguém, e sobretudo o que podemos ganhar com isso, parece-me que vamos ter de deixar o rapaz que fez nascer estas coisas continuar a jogar Travian e agradecer à sua mãe que lhe leva as bolachinhas e o nesquick ao quarto.


Gostaria realmente de conseguir dizer qualquer coisa neste espaço, algo mais que o queixume do estado da metreologia ou do prurido testicular.


Vou escrevendo... Vão comentando...


À partida será só trampa... Mas tenho liberdade para isso.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

< PODE SER A FORÇA DE TODOS OS OUTROS >



Há quem diga que é o desenho... Os mais arrojados dizem que o seu Maior Fracasso é a pintura... Realmente aquele expoente excitacional do mundo do Cubismo que é Guernica, vá Deus Todo O Poderoso (leia-se Eusébio Ferreira) compreendê-la. Para mim, que abro hoje oficial/oficiosamente este espaço, acho sinceramente que o seu maior fracasso é ser espanhol. Mas, isso são opiniões...


Apereçam!!!


A verdadeira consciência, a capacidade de tomar conta da palavra, o balbuciar de todos ou a opinião de cada um conta!... nem que seja para andarmos todos à Porrada!


Como diria Sua Excelência Sr. Primeiro Ministro de Portugal (o qual evito pronunciar o nome com medo de desencadear um ataque tússico-gonorreico): Hacen BieinBénidos hijos!